Perguntas Frequentes

EMISSÃO DE DOCUMENTOS

Como faço para solicitar o comprovante de matrícula?

A partir do semestre 2023.1, com a implantação do SIGAA é possível emitir os documentos de vínculo com a Graduação, com autenticação eletrônica . Para isso acesse: SIGAA 


Como faço para solicitar a Declaração de Vínculo?

 A partir do semestre 2023.1, com a implantação do SIGAA é possível emitir os documentos de vínculo com a Graduação, com autenticação eletrônica . Para isso acesse: SIGAA 


Como faço para obter o histórico escolar?

A partir do semestre 2023.1, com a implantação do SIGAA é possível emitir os documentos de vínculo com a Graduação, com autenticação eletrônica . Para isso acesse: SIGAA 

Os ex-alunos do CIn/UFPE podem solicitar o histórico escolar junto à Divisão de Registro Escolar, via e-mail dre.prograd@ufpe.br. Os (1) ex-alunos FORMADOS devem proceder com o envio de cópia frente e verso de RG, CPF e Declaração de Conclusão de Curso ou Declaração de Colação de Grau ou Diploma; e os (2) ex-alunos desvinculados devem  enviar cópia frente e verso de: RG e CPF. 


Como faço para obter o diploma do curso de Graduação do CIn?

Primeiramente, o(a) aluno(a) deve abrir um processo por meio do Formulário de Solicitação de emissão de diploma da graduação junto ao Corpo Discente/PROGRAD.

Após obter a confirmação de que o diploma está pronto, o(a) aluno(a) deve solicitar o agendamento para retirada de diploma físico, por meio do link: Solicitação de Agendamento - Retirada de Diploma

Ressaltamos que, enquanto não recebe o diploma, o aluno pode solicitar declaração de tramitação de diploma após o início do trâmite do processo no SIG@. Nesse caso, o aluno deve entrar em contato com a Divisão de Análise de Diplomas no e-mail: dad.prograd@ufpe.br. Telefone: 2126-8612.


Para solicitar declaração de veracidade de diploma e informações sobre diplomas de outras instituições de ensino superior conveniadas com a UFPE, o setor a ser procurado é a Divisão de Registro de Diplomas, e-mail: drd.prograd@ufpe.br. Telefone: 2126-8613. 




Como faço para solicitar a Declaração de Monitoria?

Para solicitar declaração de monitoria e informações sobre monitoria, o aluno deve entrar em contato com a Coordenação de Apoio Acadêmico no e-mail coordapoioacademico.prograd@ufpe.br.



Informações importantes sobre como aproveitar a carga horária cumprida em atividades de monitoria:








Como solicitar a ementa de disciplina cursada na Graduação do CIn?

Para solicitar a ementa de disciplinas que pertencem ao Centro de Informática (Códigos IF) e demais disciplinas dos cursos do CIn, é necessário enviar e-mail para secgrad@cin.ufpe.br e anexar o Histórico Escolar.

Prazo emissão 72h.


Para disciplinas cursadas em outro Centro, a solicitação deve ser enviada para a Secretaria/Escolaridade do referido Curso.



VIDA ACADÊMICA

Como ingressar em um dos três cursos de graduação do Centro de Informática (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação)?

A principal forma de ingresso se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), onde o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é utilizado como critério de avaliação seguindo os critérios estabelecidos por Resoluções e Termo de Adesão ao SiSU. As informações sobre o SiSU podem ser obtidas por meio da página https://www.ufpe.br/formas-de-ingresso/sisu-ufpe.


Outras formas de admissão aos cursos de graduação do CIn são: reintegração; transferência interna; transferência externa; portador de diploma;  transferência por força de lei/transferência ex officio (Lei nº 9.536, de 11 de dezembro de 1997); e convênio diplomático.


Os editais e procedimentos para ingresso por processo seletivo nos casos de Portador de Diploma, Reintegração, Transferência Interna e Transferência Externa podem ser consultados no link https://www.ufpe.br/formas-de-ingresso/transferencia.



Como o aluno ingressante obtém informações para formalizar a sua desistência do curso?

No caso de aluno(a)(s) ingressante(s), o(a) aluno(a) ingressante deve solicitar informações sobre o DESVÍNCULO através do e-mail sisu@ufpe.br


Onde obtenho informações sobre o calendário acadêmico?

A UFPE disponibiliza o calendário acadêmico informando sobre as datas de matrícula, início das aulas, feriados, recessos, entre outras informações sempre atualizadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, no link: https://www.ufpe.br/prograd/calendario-academico.


Onde obtenho informações sobre o edital de matrícula?

A PROGRAD divulga o edital de matrícula poucos dias antes do período de realização de matrícula a cada semestre em sua página


Onde encontrar os códigos das disciplinas da área II?

As informações sobre código de disciplina, horário das aulas e demais informações das disciplinas sob responsabilidade de oferta da área II acesse a página. Para acessar o mural de informações contidos na página da Área II é necessário solicitar acesso utilizando a ID UFPE. 


Em quais situações o aluno veterano é desvinculado do curso?

Para os(as) alunos(as) veteranos(as), a perda de vínculo ocorre quando o prazo máximo de integralização no curso for esgotado (Resolução nº 07/2021 CEPE/UFPE), no entanto, em casos de motivos de força maior, o(a) aluno(a) no último período do tempo máximo de integralização poderá solicitar prazo adicional.


Também perderá o vínculo, o(a) aluno(a) veterano(a) que deixar de realizar a matrícula, matrícula vínculo ou trancamento a cada semestre letivo.


Como faço para realizar o trancamento do semestre?

Processo atualizado em 2023.1 devido a implementação do SIGAA na Graduação.

O(A) aluno(a) deve verificar, no edital de matrícula , o período em que o Siga permite a realização do trancamento do semestre ou da matrícula vínculo. De acordo com a Resolução nº 03/2008 Consuni/UFPE, o(a) aluno(a) poderá solicitar até 4 trancamentos de semestre, consecutivos ou não, sem contabilizar no tempo de integralização. Após esgotado o número máximo de trancamentos, o(a) aluno(a) poderá solicitar até duas vezes a matrícula vínculo, sendo esta computada no tempo de integralização.


Ressalta-se que o aluno ingressante, através de qualquer processo de admissão, não poderá realizar trancamento do semestre no primeiro ano de vínculo com o curso.




Qual é o procedimento para realizar o cancelamento de disciplinas ou trancamento de semestre fora do prazo?

No ano letivo de 2023 o Requerimento Geral para assuntos da Graduação deve ser enviado diretamente para a secretaria da graduação - secgrad@cin.ufpe.br, pois conforme resolução* vigente o pedido será analisado pelo Colegiado do Curso. 


* Resolução 04/2023 - CEPE/UFPE: Art. 8º No caso de cancelamento de disciplina ou trancamento de semestre extemporâneos, o/a estudante deve apresentar requerimento e anexar os documentos comprobatórios da solicitação com justificativa por e-mail, via formulário da UFPE.

§ 1º Após o período regulamentar, só é possível cancelamento de disciplinas e trancamento de semestre, de forma extemporânea, nas situações em que o estudante apresentar justificativa comprovada e aprovada em Colegiado de Curso. § 2º Não será aplicado o ônus para os cancelamentos extemporâneos de disciplinas, devidamenteaprovados no Colegiado de Curso.

§ 3º Cabe à Coordenação do Curso validar a solicitação extemporânea e encaminhar, via processo administrativo eletrônico, a documentação do/a estudante bem como o trecho de Ata do Colegiado com a aprovação para a Divisão de Registro Escolar, da Coordenação de Controle Acadêmico/DGA/PROGRAD, para processamento da solicitação.

§ 4º São válidos para fins de comprovação de que trata o caput deste artigo, documento de próprio punho, imagens, atestados, receitas, exames, imagens de mensagens, dentre outros que forem considerados válidos pelo Colegiado de Curso. 



Qual é o procedimento para Solicitação de Atendimento em Acessibilidade Educacional ?

ATENDIMENTO EM ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL (AAIE) 


Formulário online para solicitação de atendimento em acessibilidade: CLIQUE AQUI.

O que é o Atendimento em Acessibilidade e Inclusão Educacional (AAIE) do NACE?

O Atendimento em Acessibilidade e Inclusão Educacional - AAIE é um serviço disponibilizado pelo Núcleo de Acessibilidade - NACE da UFPE e desenvolvido no campus Recife por uma equipe multiprofissional (02 pedagogas, 02 psicólogos, 01 fonoaudióloga e 01 assistente social) que, em conjunto com o corpo docente e demais setores institucionais, é responsável por identificar barreiras para aprendizagem e acessibilidade em todas as suas dimensões (atitudinal, comunicacional, arquitetônica, entre outras), selecionando ambientes e formas de trabalho favoráveis ao desenvolvimento adequado das atividades acadêmicas e laborais para cada estudante e servidor (técnico-administrativo e docente) assistido.

Quem pode solicitar o AAIE?

O AAIE poderá ser solicitado pelo estudante ou servidor (docente e técnico-administrativo) com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual ou múltiplas), transtornos globais do desenvolvimento (Transtorno do Espectro do Autismo - TEA), altas habilidades e transtornos ou dificuldades secundárias de aprendizagem que esteja regularmente matriculado ou lotado no campus Recife.


Para mais informações acesse : Orientações em Acessibilidade



REQUERIMENTOS

Como solicitar a dispensa de disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino ou em outro curso da UFPE ?

O aluno só poderá requerer dispensa de disciplinas, via requerimento, para disciplina equivalente a do perfil do curso.

Processo atualizado em 2023.1 devido a implementação do SIGAA na Graduação.

O aproveitamento de estudos já realizados em uma Instituição de Ensino Superior (no Brasil ou no exterior) é feito por meio da dispensa de disciplinas. É um procedimento que deverá ser solicitado à Escolaridade do Curso/Área e dirigida ao Coordenador do Curso ou da Área, através de requerimento próprio devidamente preenchido e anexando a documentação comprobatória.


Para uma disciplina do curso ser dispensada, a disciplina cursada em outra instituição deverá concomitantemente aos seguintes critérios: no mínimo, 2/3 do conteúdo programático e 3/4 da carga horária (presencial) da disciplina a ser dispensada.

Os documentos comprobatórios devem ser entregues junto com o Formulário de Solicitação de Dispensa de Disciplinas

Forma de preenchimento do requerimento:

Lista de documentos:

O resultado da solicitação deverá ser obtido na Escolaridade do Curso ou diretamente no Sig@. Após a avaliação, o processo é enviado ao Corpo Discente que é quem efetiva a dispensa no Sig@.

Ao final do semestre o estudante deverá verificar se a dispensa solicitada foi devidamente registrada no histórico escolar. Caso contrário, o estudante deverá imediatamente dirigir-se ao Corpo Discente para maiores esclarecimentos.

Como solicitar 2ª Chamada ou Revisão de Prova?

Para solicitar a 2ª chamada ou revisão de prova  o aluno deve preencher o Requerimento e enviar juntamente com o(s) documentos(s) comprobatório(s) para o e-mail secgrad@cin.ufpe.br.


 Prazos de solicitação:

2ª Chamada: até (05) cinco dias úteis após a realização da prova.

Revisão de Prova: até 48h após a divulgação da nota. 




É possível solicitar a colação de grau em separado?

Sim. Pelas normas da UFPE, é direito do aluno solicitar colação de grau em separado caso tenha uma justificativa legal. Por exemplo: ter sido aprovado em programa de pós-graduação, carta comprovando vaga de emprego, aprovação em concurso público.   


A solicitação é realizada na Secretaria e o aluno deve apresentar a seguinte documentação:

 1. Requerimento do aluno concluinte (assinado e datado) encaminhado à coordenação do curso, solicitando a colação de grau em separado.

2. Cópia de documentos de identidade do estudante (RG ou CNH).

3. Documento comprobatório da justificativa alegada.

4. Aproveitamento acadêmico (obtido através do SIG@).

5. Histórico escolar com todas as notas lançadas (obtido através do SIG@).

6. Declaração expedida pela coordenação do curso informando que o estudante concluiu o curso e está apto a colar grau.

7. Documento comprobatório de situação regular iniciante junto ao ENADE,

emitido pelo INEP.

8. Documento comprobatório de situação regular concluinte junto ao ENADE,

emitido pelo INEP. 

 

Informações para obter os documentos elencados acima:

Documento 1- Requerimento Geral para assuntos da Graduação

Documento 3 - Documentação comprobatória da justificativa alegada.

Documento 6 - Será emitido pela Secretaria da Graduação

Documentos 7 e 8 - disponíveis em : http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarHistoricoEstudante/

ESTÁGIO

Onde encontro informações gerais sobre Estágio na Graduação - UFPE ?

A UFPE possui uma Coordenação de Formação para o Trabalho/ PROGRAD que é responsável pelo planejamento, gestão e avaliação dos assuntos relacionados à integração da universidade junto aos atores envolvidos com a oferta e supervisão de estágio. Na página da supracitada coordenação é possível obter informações sobre as normas, os procedimentos para celebração de Convênios e Termos de Compromisso, a relação das instituições concedentes cadastradas, informações sobre Seguro do Estagiário e um FAQ sobre estágio.



Qual o procedimento para assinatura de documentos de estágio na Graduação?

A documentação de Estágio está sendo assinada exclusivamente de forma eletrônica. 

Procedimentos para a Assinatura do Termo de Compromisso - Atualizado em 23/09/2022

INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 01/2023:Capítulo IV - PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS PARA FORMALIZAÇÃO DO ESTÁGIO§ 1º As assinaturas do estudante, da coordenação de estágio e do professor orientador deverão ser digitais, pelo SIPAC ou, alternativamente, podem ser utilizados os serviços de assinatura digitais certificadas, como por exemplo o gov.br

Observações:





Como saber se estou apto para estagiar? 

É dever do aluno verificar se está apto para estagiar e em qual modalidade. Para isso, precisará consultar as Normas de Estágio da UFPE e do Curso ao qual está vinculado, para fins de identificar se atende aos pré-requisitos mínimos exigidos.


Poderá realizar estágio o estudante deve atender aos requisitos estabelecidos pela Resolução 02/2020 – CEPE/UFPE e às Normas de Estágio do Curso. 



Onde encontro as Normas de Estágio dos Cursos de Graduação - CIn?

Acesse os documentos por curso nos links a seguir:




O estágio será Obrigatório ou Não Obrigatório?



Para cursar IF421 - Estágio 1, o aluno precisa ter já concluído todas as disciplinas obrigatórias. 

Para estágio não obrigatório, de acordo com a regulamentação de estágio da UFPE, para ser apto a estagiar, o aluno precisa ter concluído todas as disciplinas do 1º período e estar cursando do 3º semestre em diante, além disso o aluno precisa ter concluído 50% da CH obrigatória dos semestres anteriores. 

O perfil curricular do Curso exige que o aluno tenha cursado no mínimo 1515h para um estágio de 20h por semana, e 1905h, para um estágio de 30h por semana.



Devido a atual situação de pandemia, algumas alterações temporárias foram feitas nas Normas de Estágio do Curso, para que o discente possa exercer atividades de Estágio Obrigatório ou Não Obrigatório por favor verificar as informações disponíveis na página da Coordenação



Poderá realizar estágio o aluno que atender a todos os requisitos estabelecidos pela Resolução 02/2020 –CEPE/UFPE.


Nova regra para concessão de autorização para realização de Estágio Não-Obrigatório pelo aluno vinculado ao Curso de Sistemas de Informação

Em conformidade com a Resolução 20/2015 da UFPE, permitir estágio de 4h (20h/semanais) para alunos que cumpriram a carga horária de 300h de disciplinas obrigatórias exigida pelo perfil atual do curso, a partir do terceiro semestre de curso, e que atendem ao requisito III da Resolução de Estágio da UFPE;


Estágio Obrigatório

Permitir o estágio de 6h (até 30h/semanais) para alunos que atendem ao requisito estabelecido pelo PPC do Curso de Sistemas de Informação: ter cumprido 900h da carga horária de disciplinas obrigatórias. 


Obs: Para o cálculo da carga horária cumprida pelo aluno, será considerada a carga horária de disciplinas obrigatórias cursadas e a carga horária de disciplinas dispensadas por equivalência com disciplinas obrigatórias de perfil do curso). 


Trechos da Resolução 20/2015 -UFPE

 Art. 10° - Poderá realizar estágio não-obrigatório o estudante que atender aos seguintes requisitos:

...II - tiver integralizado, no curso ao qual estiver vinculado, o número mínimo de créditos em disciplinas obrigatórias determinado no Projeto Pedagógico do curso, que não poderá ser inferior à soma dos créditos das disciplinas obrigatórias do primeiro semestre do curso em que estiver matriculado; 

III – possuir, a partir do terceiro semestre do curso, integralização igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do número de créditos previstos para os anos anteriores; (Redação dada pela Resolução 02/2020 – CEPE) 

IV – não apresentar, no período letivo imediatamente anterior àquele em que solicitar a concessão ou renovação do estágio, reprovação por falta em mais de 25% das atividades de ensino em que esteve matriculado;



Observação:

Quando o aluno não atender aos pré-requisitos, poderá requerer ao Colegiado do Curso, via Coordenação de Estágio, que seja analisada a possibilidade de liberação do estágio obrigatório sem que o aluno tenha cumprido a carga horária exigida como pré-requisito.

Para isso, deve enviar para a Coordenação de estágio do seu Curso um texto com justificativa e planejamento para que o estágio não venha a prejudicar seu desempenho no curso. Anexar ao e-mail o Histórico Escolar (emitido via perfil do aluno, no SIGAA)




Como obter aprovação na disciplina de Estágio Obrigatório?

Após cumprir a carga horária exigida pela disciplina - 300h, o aluno deve enviar para secgrad@cin.ufpe.br a documentação final de estágio com assinaturas e notas do  orientador/supervisor, para fins de conferência e encaminhamento à Coordenação responsável.



Quais os procedimentos para aproveitar a CH como estudante funcionário/estudante empresário para cumprir o Estágio Obrigatório?

Aluno com vínculo empregatício ou sócio administrador não precisa apresentar o Termo de Compromisso de  Estágio - TCE e a empresa não precisa ser conveniada à UFPE, porém:

Para o aproveitamento do Estágio Obrigatório em atividade profissional desempenhada pelo estudante será apenas em áreas correlatas a seu curso de graduação, além disso, será necessária a formalização pelo estudante funcionário ou estudante empresário, da documentação discriminada abaixo conforme o seu enquadramento no mercado de trabalho.


Quando o aluno possuir vínculo empregatício deve apresentar a seguinte documentação, conforme a modalidade:


Funcionário de empresa privada: Declaração da empresa na qual conste o detalhamento da atividade exercida; cópia do correspondente registro na Carteira Profissional e Plano de Atividades com dados/assinaturas do aluno, do professor orientador e do supervisor do estágio.

Funcionário/servidor de órgão público: Declaração do órgão público na qual conste o detalhamento da atividade exercida; cópia do correspondente ato de nomeação e  plano de atividades com dados/assinaturas do aluno, do professor orientador e do supervisor do estágio. 


Quando o aluno for sócio administrador deve apresentar a seguinte documentação conforme a modalidade:


Sócio administrador deve apresentar: Cópia do Contrato Social da empresa (devidamente registrado na Junta Comercial), comprovando atividade em áreas correlatas à sua habilitação e Plano de Atividades com dados/assinaturas do aluno e do professor orientador. 


Para todos os casos citados acima a carga horária a ser registrada poderá ser de até 08 horas diárias. 


Segue link para baixar o Plano de Atividades:


- Plano de Atividades.

Como posso aproveitar a carga horária cumprida no Estágio Não Obrigatório? 

Processo atualizado em 2023.1 devido a implementação do SIGAA na Graduação.

Para solicitar a dispensa de Atividade Complementar, com a carga horária cumprida em Estágio Não-Obrigatório*, o aluno deve realizar o pedido via SIGAA.

Doccumentos necessarios:

1. Termo + Plano de Atividades, (com todas as assinaturas) 

2. Relatório final;

3. Avaliação do supervisor, (com assinatura/nota);

4. Avaliação do professor orientador. (com assinatura/nota).



* Ciência da Computação: 75h;  Engenharia da Computação: 75h e Sistemas de Informação 150h.